O app deverá ficar bloqueado por 48horas, essa medida cautelar manteve o autor da ação (que fez o pedido) em sigilo. Apesar desse pedido, não se sabe até o momento se todas as empresas provedoras de internet no território nacional vão de fato cumprir a determinação no horário especificado pela justiça.
Existe a suspeita de quem fez o pedido foram as próprias operadoras.
O jeito é usar Proxy ou VPN, para burlar essa medida.
*Com o bloqueio o app Telegram (semelhante ao WhatsApp) recebeu 500 mil novos usuário brasileiros em apenas 3 horas.
*Atualizado 19:11
As operadoras, por meio do Sinditelebrasil, afirmam que cumprirão a determinação judicial que passa a valer a partir de 0h desta quinta (17).*Atualizado 22:00
A medida foi imposta pela 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo por meio de uma medida cautelar, mas o autor da ação está mantido sob sigilo.
A Folha apurou que o pedido não foi feito pelas teles, que há alguns meses travam uma disputa comercial com o WhatsApp.
O bloqueio foi solicitado às teles dentro de uma investigação sobre "quebra de sigilo de dados". Os operadores supõem que se trate de uma investigação policial.
![]() |
Ofício de ordem obtido pelo usuário Paulo Rená (twitter: @prenass) |
O bloqueio vale para operadoras de telefone móvel e fixas. Desta maneira, o aplicativo vai ser bloqueado nos domínios WhatsApp.net e WhatsApp.com em todas as conexões com endereços de IP vinculados.A 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo determinou a operadoras de telefonia móvel o bloqueio do aplicativo WhatsApp, pelo período de 48 horas. O prazo passa a contar a partir da 0 hora seguinte ao recebimento do ofício da Justiça.A decisão foi proferida em um procedimento criminal, que corre em segredo de justiça. Isso porque o WhatsApp não atendeu a uma determinação judicial de 23 de julho de 2015. Em 7 de agosto de 2015, a empresa foi novamente notificada, sendo fixada multa em caso de não cumprimento.Como, ainda assim, a empresa não atendeu à determinação judicial, o Ministério Público requereu o bloqueio dos serviços pelo prazo de 48 horas, com base na lei do Marco Civil da internet, o que foi deferido pela juíza Sandra Regina Nostre Marques.
*Atualizado 17/12 - 13:08
O desembargador Xavier de Souza, da 11ª. Câmara do Tribunal de Justiça de São Paulo, acaba de determinar o desbloqueio do WhatsApp em todo o Brasil. A partir da decisão, as operadoras serão comunicadas e o serviço deve voltar ao normal ao longo do dia.
Tags: bloqueio, WhatsApp, não funciona, não conecta, error, bloqueado, burlar, abrir, tutorial
Fonte: Tecmundo / Folha de S. Paulo / O Globo