Contratos inteligentes são muito populares hoje em dia, mas o que são e quais problemas eles resolvem? O canal Savjee no Youtube, fez um excelente vídeo simplificado explicando como funciona os 'smart contract'. Confira abaixo e se as legendas em português não estiverem disponível, confira a transcrição do áudio feita por nós abaixo.
Mas em termos simples: ele queria usar um livro-razão distribuído para armazenar contratos. Agora, contratos inteligentes são exatamente como contratos no mundo real. A única diferença é que eles são completamente digitais.
De fato um contrato inteligente é atualmente um pequeno programa de computador que é armazenado dentro de uma blockchain. Vamos dar uma olhada em um exemplo para entender como contrato inteligentes funcionam.
Você provavelmente é familiar com o Kickstarter, a maior plataforma de arrecadar fundos. Pessoas podem ir ao Kickstarter, criar um projeto, configurar uma recompensa e começar a coletar dinheiro de quem acredita na ideia.
Kickstarter é essencialmente um terceiro que se coloca entre os idealizadores e os doadores. Isto significa que ambos precisam confiar no Kickstarter para lidar com o dinheiro corretamente. Se o projeto for financiado com sucesso, a equipe do projeto espera que o Kickstarter os dê o dinheiro.
Por outro lado, doadores querem que seus dinheiros vão para o projeto se for concretizado ou obter um reembolso quando o projeto não atingir os objetivos. Tanto a equipe do produto como seus apoiadores têm que confiar no Kickstarter.
Mas, com contratos inteligentes, podemos construir um sistema similar que não requer um terceiro como o Kickstarter. Então, vamos criar um contrato inteligente para isso!
Podemos programar o contrato inteligente para que ele detenha todos os fundos recebidos até certa recompensa ser atingida. Os apoiadores de um projeto agora podem transferir seu dinheiro para o contrato inteligente.
Se o projeto for totalmente financiado, o contrato passa automaticamente o dinheiro para o criador do projeto. E se o projeto não atingir o objetivo, o dinheiro automaticamente volta para os apoiadores. Muito legal, certo?
E porque os contratos inteligentes são armazenados em uma blockchain, tudo está completamente distribuído. Com esta técnica, ninguém controla o dinheiro. Mas espere um minuto!
Por que devemos confiar em um contrato inteligente? Bem, porque os contratos inteligentes são armazenados em uma blockchain, eles herdam alguns interessantes propriedades.
Eles são imutáveis e são distribuídos. Ser imutável significa que, uma vez que um contrato inteligente é criado, nunca pode ser alterado novamente. Então, ninguém pode por atrás de suas costas manipular o código do seu contrato. E sendo distribuído significa que a saída do seu contrato é validada por todos na rede.
Então, uma única pessoa não pode forçar o contrato a liberar os fundos porque outras pessoas na rede irá detectar esta tentativa e marcá-la como inválida. A manipulação de contratos inteligentes torna-se quase impossível.
Os contratos inteligentes podem ser aplicados a muitas coisas diferentes, não apenas no financiamento colaborativo. Os bancos poderiam usá-lo para emitir empréstimos ou para oferecer pagamentos automáticos.
As companhias de seguros poderiam usá-lo para processar certas reivindicações. As empresas de correios poderiam usá-lo para pagamento na entrega, e assim por diante...
Então, agora você pode se perguntar onde e como você pode usar contratos inteligentes. No momento, há um punhado de blockchains que suportam contratos inteligentes, mas a maior é o Ethereum.
Que foi criado e projetado especificamente para suportar contratos inteligentes. Eles podem ser programados em uma linguagem de programação especial chamada Solidity.
Esta linguagem foi criada especificamente para o Ethereum e usa uma sintaxe que se assemelha ao Javascript. Vale a pena notar que o Bitcoin também tem suporte a contratos inteligentes, embora seja muito mais limitado do que comparado ao Ethereum.
Então, agora você sabe o que são os contratos inteligentes e o problema que eles solucionam. Leia também como funciona a Blockchain (clique aqui) e a criptografia de chave pública (clique aqui).
COMENTÁRIOS