SwiftShader é um software da Transgaming que nada mais do que é renderizador via software que basicamente funciona através de duas dlls do DirectX modificadas de modo a conseguir o máximo de aproveitamento de seu processador e placa de vídeo, para rodar jogos que exigem um hardware mais potente ou emular e renderizar configurações gráficas na CPU em caso de um computador com placa de vídeo onboard (na linguagem popular "pc sem placa de vídeo"). O desenvolvedor promete a façanha de emular e renderizar filtros gráficos do DirectX9 como Pixel e Vertex Shaders até 50 vezes mais rápido do que as configurações padrão do DirectX da Microsoft.
Pixel Shader é um conjunto de instruções para placa de vídeo executado pelo processador gráfico que cria efeitos especiais nas texturas de objetos 3D, modificando os padrões de luz e cor de cada pixel ele está presente em boa parte dos games atuais, criando efeitos de todos os tipos, principalmente o de deixar os objetos de um jogo mais realista.
Shader Model é a mesma coisa de Pixel Shader, só muda o nome. Atualmente existe a versão Shader Model 2.0 (Pixel Shader) e Shader Model 3.0 (Pixel Shader), caso você precise do "programa" para tentar rodar o jogo que da o erro referindo ao conteúdo acima baixe no site do desenvolvedor clicando aqui.
Fontes: Kachu Sims e Tecmundo
Tags: 2.0, 3.0, 3D, Artigo - Tecnologia, dlls, erro, Games, jogos, o que é, onboard, pixel shader, placa de vídeo, rendering, shader model, swiftshader, transgaming,