Cada jogador tem experimentado a emoção de ganhar e a agonia da derrota. Mas o que exatamente está acontecendo em nosso cérebro quando nós jogamos, e por que não podemos parar de jogar?
O psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi chama este sentimento de "fluxo". Ele surge quando há um equilíbrio perfeito entre o estresse e a recompensa. Se a tarefa que você está envolvido é muito difícil e você não consegue, então suas emoções se balanceia em uma direção: ansiedade, raiva e frustração. Se a tarefa é muito fácil, você balanceia na outra direção: o tédio e desinteresse. Quando o desafio e o sucesso são equilibrados, o resultado pode ser emocionalmente inebriante.
O fluxo é o processo criativo por trás de muitos inventores 'e gênios criativos'. Os games podem também induzir o fluxo, se eles têm que mistura perfeita de desafio e sucesso. Além disso, jogá-los também aumenta a dopamina e adrenalina em nossos cérebros, que é por isso que eles podem ser tão viciante.
Um belo exemplo é o sucesso Flappy Bird em que te deixa na emoção de ganhar quando passa pelos canos e ao mesmo tempo te dá uma agonia, fazendo um equilíbrio perfeito entre o estresse e a recompensa.
Fonte: Life Hacker & The Daily Dot
Tags: app, Artigo - Games, cérebro, flappy bird, fluxo, Games, jogos, viciados, viciante, vicio, vídeo game,
COMENTÁRIOS