Quando você envia um e-mail, seu conteúdo é aberto para qualquer um ler. E-mail é como enviar um cartão postal: quem pode acessá-lo pode lê-lo. Para manter os dados enviados via e-mail privado, você precisa criptografá-lo. Apenas o destinatário será capaz de decifrar a mensagem, enquanto quem tentar vê, verá apenas rabiscos.
Criptografia de chave pública (Public key encryption) é um caso especial de criptografia. Ela opera usando uma combinação de duas teclas:
*Uma chave privada e uma chave pública, que em conjunto formam um par de chaves.
A chave privada é mantida em segredo no seu computador, uma vez que é utilizado para a descodificação. A chave pública, que é usado para criptografia, é dado a qualquer pessoa que queira enviar mensagens criptografadas para você.
O programa de envio de mensagens criptografadas usa sua chave pública em combinação com a chave privada do remetente (quem lhe enviou a mensagem) para criptografar a mensagem.
Quando você receber a mensagem criptografada, você precisa decifrá-lo. Desencriptação de uma mensagem encriptada com uma chave pública só pode ser feito com a chave privada correspondente. É por isso que as duas chaves formam um par, e é também por isso que é tão importante manter a chave privada segura.
Dica rápida:
Para criptografar uma conta de email que você já tem:
use GPGTools para Mac Mail; Gpg4win para Outlook.
Para outros serviços de e-mail:
você deve digitar o seu texto no bloco de notas ou outro editor de texto, cifrar com GPG usando armadura ASCII, e depois cole o resultado em seu webmail para enviar.
Fonte: newblood.anonops.com
Tags: Artigo - Tecnologia, chave, criptografia, descriptografar, dica, email, enviar, público, receber, senha, tutorial,
COMENTÁRIOS