Segundo Edward Snowden, o ex-agente de inteligência que tornou público detalhes das atividades de espionagem pelo governo americano, os 'smurfs' controlam o seu aparelho sem você perceber.
Os personagens de quadrinhos azuis teriam sido usados pelos serviços de inteligência britânico e um semelhante mas americano para nomear dispositivos usados por eles para monitorar atividades em telefones celulares:
- Smurf Sonhador: Esta seria uma ferramenta de hackeamento que permitiria ligar ou desligar o telefone sem que o usuário percebesse. Seria usado para que os outros smurfs possam entrar em operação.
- Smurf Intrometido: Este smurf pode ser acionado mesmo com o celular desligado; trata-se de um código que ativaria o microfone do aparelho, permitindo que se escute o que está sendo dito ao redor.
- Smurf Rastreador: Seria uma ferramenta de localização que permitiria seguir o usuário com grande precisão - muito mais do que a típica triangulação das torres de telefonia celular.
- Smurf Paranoico: Este é o mecanismo que protegeria a manipulação causada pelos outros dispositivos. Por exemplo, um técnico teria dificuldade em perceber algo estranho ou suspeito em um aparelho.
"É uma mensagem especialmente criada, enviada ao seu número como qualquer outra mensagem de texto. Mas, quando ela chega ao seu celular, ela é escondida, não aparece. Você pagou (pelo aparelho), mas a pessoa que controla o software possui o seu telefone"
"E eles podem fazer muito mais. Eles podem te fotografar"Snowden disse que as agências estão mirando suspeitos de envolvimento em terrorismo e outros crimes sérios como pedofilia, mas que "para descobrir quem são estes alvos eles têm que coletar dados em massa".
"Eles dizem, e em muitos casos isto é verdade, que não irão ler os seus emails, por exemplo, mas se eles puderem e o fizerem, você nunca saberá".Fonte: BBC
COMENTÁRIOS