O app deverá ficar bloqueado por 48horas, essa medida cautelar manteve o autor da ação (que fez o pedido) em sigilo. Apesar desse pedido, não se sabe até o momento se todas as empresas provedoras de internet no território nacional vão de fato cumprir a determinação no horário especificado pela justiça.
Existe a suspeita de quem fez o pedido foram as próprias operadoras.
O jeito é usar Proxy ou VPN, para burlar essa medida.
*Com o bloqueio o app Telegram (semelhante ao WhatsApp) recebeu 500 mil novos usuário brasileiros em apenas 3 horas.
*Atualizado 19:11
As operadoras, por meio do Sinditelebrasil, afirmam que cumprirão a determinação judicial que passa a valer a partir de 0h desta quinta (17).*Atualizado 22:00
A medida foi imposta pela 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo por meio de uma medida cautelar, mas o autor da ação está mantido sob sigilo.
A Folha apurou que o pedido não foi feito pelas teles, que há alguns meses travam uma disputa comercial com o WhatsApp.
O bloqueio foi solicitado às teles dentro de uma investigação sobre "quebra de sigilo de dados". Os operadores supõem que se trate de uma investigação policial.
Ofício de ordem obtido pelo usuário Paulo Rená (twitter: @prenass) |
O bloqueio vale para operadoras de telefone móvel e fixas. Desta maneira, o aplicativo vai ser bloqueado nos domínios WhatsApp.net e WhatsApp.com em todas as conexões com endereços de IP vinculados.A 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo determinou a operadoras de telefonia móvel o bloqueio do aplicativo WhatsApp, pelo período de 48 horas. O prazo passa a contar a partir da 0 hora seguinte ao recebimento do ofício da Justiça.A decisão foi proferida em um procedimento criminal, que corre em segredo de justiça. Isso porque o WhatsApp não atendeu a uma determinação judicial de 23 de julho de 2015. Em 7 de agosto de 2015, a empresa foi novamente notificada, sendo fixada multa em caso de não cumprimento.Como, ainda assim, a empresa não atendeu à determinação judicial, o Ministério Público requereu o bloqueio dos serviços pelo prazo de 48 horas, com base na lei do Marco Civil da internet, o que foi deferido pela juíza Sandra Regina Nostre Marques.
*Atualizado 17/12 - 13:08
O desembargador Xavier de Souza, da 11ª. Câmara do Tribunal de Justiça de São Paulo, acaba de determinar o desbloqueio do WhatsApp em todo o Brasil. A partir da decisão, as operadoras serão comunicadas e o serviço deve voltar ao normal ao longo do dia.
Tags: bloqueio, WhatsApp, não funciona, não conecta, error, bloqueado, burlar, abrir, tutorial
Fonte: Tecmundo / Folha de S. Paulo / O Globo
COMENTÁRIOS