A Oracle anunciou que a próxima versão, o Java Developer Kit 9, será cada vez mais desencorajada a ser usada — até que um futuro lançamento elimine de vez seus traços. Como alternativa, ela indica a Java Web Start, tecnologia nova e que não se enquadra na categoria de plugin. O procedimento no mobile será muito mais rápido que no desktop.
O plugin Java existe desde 1995 nos navegadores e já na época começava a causar dores de cabeça em usuários e especialistas em segurança. Ele é cheio de vulnerabilidades e falhas facilmente exploráveis, sendo um dos maiores riscos de infecção em PCs domésticos e industriais em todo o mundo.
Há anos, vários especialistas também fazem críticas ácidas contra o plugin de animação para navegadores Flash Player. Por conta das vulnerabilidades trazidas pelo plugin muitos navegadores já bloqueiam a ferramenta por padrão e o fim do plugin parece estar próximo.
Em 2015, apenas 6% das reproduções de vídeos na internet foram feitas pelo plugin, o motivo para a retração é, basicamente, a popularização de outros formatos e estruturas que desempenham a mesma função de forma melhor, como é o caso do H.264 – que abocanhou 72% das reproduções de vídeo no ano passado. Além dele, o WebM, com 12%, também vem crescendo junto do sistema HTML5 para navegadores como Chrome e Firefox.
Fonte: Tecmundo ¹²³
COMENTÁRIOS