Cloudsfer é um serviço disponível na internet que permite seus usuários migrar de forma segura e rápida seus conteúdos presente na nuvem, ou seja, você pode migrar seus arquivos do Dropbox para o Google Drive automaticamente e diretamente pela internet (sem precisar de baixar os arquivos e fazer upload novamente).
Atualmente o Cloudsfer permite migração entre os seguintes serviços:
- Alibaba Cloud OSS
- Amazon Cloud Drive
- Amazon S3
- Box
- Dropbox
- Flickr
- FTP & FTPS
- Google Drive
- Mega
- Microsoft Azure Blob Storage
- OneDrive & OneDrive for Business
- Picasa Web Albums
- SharePoint Online
- WebDAV (Yandex, 4shared, DriveHQ, Jungle Disk, HiDrive e outros)
Ele permite também fazer backup das suas fotos e vídeos do Instagram, 500px e Facebook para os serviços listados acima.
O serviço embora seja pago, oferece 5GB para contas grátis! E para os leitores do nosso site tem um GB extra, clique aqui e registre-se para garantir seu 5GB + um GB extra.
Depois de cadastrado, você se depará com uma tela igual a abaixo. Nela selecione "Start a New Migration" e então escolha de qual serviço você deseja "copiar" o conteúdo.
Como exemplo escolhemos o Instagram, assim que clicamos nele abriu-se uma nova janela no navegador pedindo para efetuar login. Assim que for feito login é perguntado se deseja autorizar o Cloudsfer a ter acesso a algumas informações de sua conta. Então depois de dada a autorização, você deve voltar ao site e escolher para qual serviço deseja enviar o conteúdo.
Então escolhemos o GDrive para prosseguir com o tutorial. Será pedido autorização para que o Cloudsfer veja e gerencie os arquivos no seu Google Drive.
Depois disso, selecione no site o local dentro do seu serviço de destino em que será "colado" o conteúdo. No exemplo enviaremos as cópias das fotos do Instagram para uma pasta do GDrive.
Clique então em "Save & Continue". Na tela seguinte (3 - Optional Settings) é possível fazer algumas configurações que são opcionais, mas uteis.
Configurações opcionais desabilitadas |
Ignorará os arquivos que já existem no sistema de destino. |
Migrará todos os arquivos, um sufixo será adicionado aos arquivos com o mesmo nome. |
Irá "sobrescrever" quaisquer arquivos com o mesmo nome no sistema de destino. |
Enfim, para nosso tutorial deixamos desmarcado a caixa "Use existing folder hierarchy" e clicamos em "Save & Continue". Na ultima tela (4- Summary) é possível adicionar um nome para a migração, programar a migração e iniciar a migração.
Ao clicar em "Start migration now" aparecerá uma janela igual a abaixo:
Marque a caixa e então clique em "Execute". Pronto a migração iniciará e você pode até sair do site afinal todo o processo é feito pela internet, sim tem pessoas que perguntam se pode desligar o computador.
Depois que o processo terminar você receberá um email no email que você usou para se registrar e o conteúdo que você migrou estrá disponível no outro serviço, no meu caso as minhas fotos do Instagram estavam no GDrive.
Se gostou, gostaria de lembrar que os leitores do nosso site tem um GB extra, clique aqui e registre-se
COMENTÁRIOS