Aula 1.13 - Matrizes e Vetores
Desanima não amigo, essa é a última parte do curso de lógica de programação!!! Bom, hoje vamos aprender sobre as variáveis compostas que são úteis para minimizar o trabalho de declarar inúmeras variáveis. Elas são dividas em vetores e matrizes.
Vetores:
-Vetores são variáveis indexadas unidimensionais, a utilização de vetores permite nas variáveis compostas a utilização de vários espaços em uma mesma variável, ou seja enquanto que nas variáveis simples ao ler um valor e depois ler outro o valor anterior era apagado, agora com vetores isso não acontece.
Observe a imagem abaixo:
Como observado no quadrado em vermelho da imagem acima, 3 valores foram armazenados na variável "idade" (o mesmo ocorre na variável "nome"), sendo cada valor ocupando uma posição diferente na variável. Por exemplo o valor "25" está ocupando a posição 2 da variável "idade".
A estrutura para declarar um vetor é a seguinte:
identificador : vetor [tamanho] de tipo
Como ilustrado na imagem acima, ficaria assim:
idade : vetor [1..3] de inteiro
No caso 'idade' é o nome da variável, dentro dos colchetes é informado o tamanho desta variável utilizando dois pontos para determinar, no caso de 1 a 3 e por fim depois é informado o tipo de variável... se é inteiro, real etc.
E como chamar um vetor já declarado?? Simples, basta informar o nome da variável e a posição do valor que deseja retornar.
Na imagem acima queremos saber quem ocupa a posição 2 da variável nome, para isto utilizamos identificador[posição] no caso nome[2].
Matrizes:
-Matrizes são variáveis indexadas bidimensionais, ou seja vetores com mais uma dimensão. Sendo assim a sintaxe para declaração é quase a mesma:
identificador : vetor [tamanho1, tamanho2] de tipo
Como devem ter notado, a única diferença é que é adicionado mais um 'tamanho' o tornando-a bidimensional - confira um exemplo de código na imagem abaixo:
É isso, não pretendo estender o assunto de variáveis compostas... com certeza será abordado mais sobre o tema nas próximas aulas, pois estamos finalizando aqui as aulas de lógico da programação! Foram 13 aulas que esperamos que você tenha aprendido o mínimo para avançar para a próxima etapa :)
Até logo ~~
>> Voltar à página principal, clique aqui
COMENTÁRIOS