Aula 2.1 - Variáveis em C
Hoje você vai aprender sobre os tipos de variáveis em C, são quatro os tipos básico: char, int, float e double.
As variáveis devem ser declaradas antes das instruções do seu programa, para que sejam armazenadas na memória, assim fazendo referência a posições de memória. As regras de declaração de variáveis você já conhece se fez a aula 1.2 de lógica de programação - caso não, farei uma revisão ninja:
- Variável não pode começar com caractere numérico
- Variável não pode ter acentuação
- Variável não pode ter nome de alguma palavra reservada da linguagem C
- Variável pode ter caractere underscore _
Exemplo de declaração de variáveis:
Você deve estar se perguntando qual a diferença entre variáveis do tipo float e do tipo double, bom antes precisamos entender a atribuição de variáveis. Quando uma variável é declarada e o programa compilado, o compilador reservará um espaço na memória do computador para armazená-la, sendo assim a referência do espaço acontece através do nome da variável. Para variáveis do tipo inteiro, o espaço adquirido é de 2 bytes ou 4 bytes dependendo do computador. Já variáveis do tipo float recebem 4 bytes enquanto que double recebem 8 bytes, então por exemplo caso precise de um cálculo mais preciso com o valor de pi é recomendado usar double em vez de float. Uma coisa importante a se notar também é que na linguagem C, utiliza-se o ponto "." e não a vírgula "," para separar parte inteira da decimal, assim como ocorre no inglês. Portanto cinquenta centavos (0,50) seria representado como 0.50 . Também vale notar que, uma vez declarado uma variável como inteiro, você não conseguirá usar decimais mesmo que você sabe que 0 = 0.00 , já o contrário, os decimais podem ser trabalhados com inteiros pois 1.00 = 1 .
Observe a imagem abaixo (clique sobre a imagem para ampliar):
Para uma variável receber um valor basta utilizar o sinal de igual "=" na frente do nome da variável. Repare que a variável do tipo char (caractere) imprime na tela apenas 1 caractere e para receber o caractere é necessário que esteja entre 'aspas' simples. Para imprimir os valores contidos nas variáveis é necessário utilizar o formato de escrita referente a variável para a função printf, sendo assim utilize %d para variável do tipo int, %c para variável do tipo char, %f para variável do tipo float ou double.
Para receber valores em uma variável durante a execução do programa, você pode utilizar a função scanf - seu funcionamento lembra o Leia do visualg. Confira:
Você também pode atribuir valores usando apenas um scanf:
O símbolo & é utilizado para indicar que o valor recebido será colocado em uma variável do tipo inteiro.
>> Próxima aula, clique aqui.
COMENTÁRIOS