Aula 2.2 - Um mar de variáveis em C
Parabéns por continuar conosco, hoje aprofundaremos em variáveis! Como já sabem variáveis são espaços que separamos na memória para armazenamos coisas... portanto é importante saber algumas informações.
Por exemplo se você deseja saber a quantidade em bytes de espaço utilizado por um inteiro quando compilar, pois seu tamanho em bytes varia conforme arquitetura da máquina entre 2 ou 4 bytes, basta utilizar um operador chamado sizeof. Este operador também serve para você descobrir o tamanho dos outros tipos de variáveis.
Sabendo disso, podemos definir o tamanho de uma variável. Para definirmos um inteiro com 2 bytes (tamanho mínimo variando entre -32768 e 32767) utilizamos o pré-fixo short e para um inteiro com 4 bytes (tamanho máximo variando entre -2147483648 e 2147483647) utilizamos o pré-fixo long. Confira abaixo:
Vale salientar que ao declarar uma variável como short ou long, quando você for ler ou escrever na tela utilizando essas variáveis, é recomendado que utilizar um prefixo na frente do %d. Sendo h para short e l para long. Confira:
É possível fazer com que uma variável contenha valores apenas positivos, para isso basta utilizar o prefixo unsigned, já o prefixo signed que permite que a variável contenha valores tanto positivo como negativos não é necessário uma vez que por padrão todos inteiros são signed. Para utilizar unsigned basta declarar como:
unsigned int
unsigned short int
unsigned long int
Vocês certamente estão lembrados da aula 2.0 de que o caractere \n permite quebrar linha, uma vez que o caractere \ transforma o caractere seguinte em algo especial. Sendo assim confira alguns caracteres especiais:
\7 efeito sonoro em seu computador
\a efeito sonoro em seu computador
\\ forma de representar o caractere \
\' forma de representar o caractere '
\" forma de representar o caractere "
\? forma de representar o caractere ?
É possível ler um caractere sem utilizar a função scanf, no lugar usaríamos a função getchar() - o que é aconselhável para evitar alguns bugs no momento da leitura do caractere digitado.
Para finalizar, confira algumas informações relevantes sobre os formato de leitura e escrita: tipo - formato - informação
char - %c - (um caractere)
int - %d ou %i - (um inteiro, base decimal)
int - %o - (um inteiro na base octal)
int - %x ou %X - (um inteiro, base hexadecimal)
unsigned short int - %hu - (short inteiro positivo)
unsigned int - %u - (inteiro positivo)
unsigned long int - %lu - (long inteiro positivo)
float - %f ou %e ou %E
double - %f ou %e ou %E
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