Aula 2.3 - lista de exercícios #1
Hoje é dia de fixar tudo o que você aprendeu nas aulas passadas através de exercícios! São apenas 7 exercícios:
1- Faça um programa para calcular o número de vértices de um cubo com 6 faces e 12 arestas. A relação entre vértices, arestas e faces de um objeto geométrico é dada por: “vértices + faces = arestas + 2”.
2- Sabe-se que o valor de cada 1000 litros de água corresponde a 2% do salário mínimo. Faça um programa para receber o valor do salário mínimo e a quantidade de água consumida em uma residência por mês. O algoritmo deverá calcular e mostrar: a) o valor da conta de água. b) o valor a ser pago com desconto de 15%. Obs.: note que quando solicita "faça um programa para receber o valor...", significa que o usuário deve entrar com os dados, portanto use um scanf.
3- Faça um programa que recebe dois valores na variáveis A e B e, em seguida, troca o conteúdo destas variáveis. Por exemplo, se o usuário digitar A=5 e B=3, o programa deverá trocar os valores de tal maneira que A seja igual a 3 e B igual a 5.
4- Num triângulo retângulo, segundo Pitágoras, o quadrado da hipotenusa (a) é igual a soma dos quadrados dos catetos (b e c). Faça um algoritmo que recebe o valor dos catetos e imprime o valor da hipotenusa.
5- Escreva um programa para determinar a quantidade de litros de combustível gastos em uma viagem por um automóvel que faz 12 km/litro. Para isso, sabe-se que o tempo gasto na viagem é T=35 min e a velocidade média do automóvel é V = 80 km/h.
6- Faça um programa que calcula a média de quatro números introduzidos pelo usuário.
7- Faça um programa que leia um número inteiro de 4 dígitos e escreva-o invertido. Por exemplo, se o número lido for 2548, o resultado será 8452. Dica: utilize o comando “%” que retorna resto da divisão entre 2 números inteiros.
Respostas abaixo: (se não carregar abaixo, clique aqui)
>> Próxima aula, clique aqui.
COMENTÁRIOS