Aula 2.21 - Exercícios sobre ponteiros, registros, alocação de memória e manipulação de arquivos.
Faça os exercícios abaixo envolvendo ponteiros, registros, alocação de memória e manipulação de arquivos.
1- Faça uma função que receba os endereços de memória de três números inteiros X, Y e Z e troque os seus valores de forma que, ao retornar, o valor em X seja o menor, o valor em Y seja o intermediário e o valor em Z seja o maior dos três. Faça também uma função main para testar a sua função.
2- Faça um programa que leia um valor n e crie dinamicamente um vetor de n elementos e passe esse vetor para uma função que vai ler os elementos desse vetor. Depois, no programa principal, o vetor preenchido deve ser impresso. Além disso, antes de finalizar o programa, deve-se liberar a área de memória alocada.
3- Faça um programa que faça a soma de todos os números de um vetor de números inteiros de qualquer tamanho escolhido pelo usuário. Os números do vetor serão digitados pelo usuário também. Faça a alocação dinâmica do vetor.
4- Faça um programa que ordene um vetor de números inteiros de qualquer tamanho escolhido pelo usuário. Os números do vetor serão digitados pelo usuário também. Faça a alocação dinâmica do vetor.
5- Faça um programa para realizar o cadastro de 100 contas, não podendo haver mais de uma conta com o mesmo número. Declare uma constante MAX_CONTAS com o valor 100 para facilitar a execução do programa, alterando seu valor para um número menor apenas para testes.
6- Faça um programa que leia um arquivo texto e imprima na tela a quantidade de letras A que ele possui. O programa não deverá fazer distinção entre letras maiúsculas e minúsculas. O nome do arquivo deverá ser solicitado ao usuário.
Respostas abaixo: (se não carregar abaixo, clique aqui).
*Note que a resolução dos exercícios estão juntas no mesmo arquivo, portanto para rodar copie os códigos separadamente e salve cada um como numero-do-exercicio.c
>> Voltar à página principal, clique aqui.
COMENTÁRIOS