Aula 6.2 - Como funcionam as variáveis em python, atribuições e saídas.
Este artigo faz parte do projeto #LTCode
Olá novamente meu nome é Thomaz Edson e seja bem vindo à mais uma aula do curso de python básico (:
Hoje iremos falar de variáveis e da saída padrão de dados do python(print()). É importante dizer que mesmo esse curso sendo introdutório e falando um pouco de lógica de programação, o curso de lógica de programação é extremamente necessário pois no nosso curso não abordaremos assuntos de lógica de programação! O curso de lógica de programação da Limon Tec pode ser encontrado aqui.
Interpretador python:
Nessa aula usaremos o python no modo interativo para as explicações, removendo a necessidade do uso do pycharm, mas o que é o modo interativo? O modo interativo é um modo do interpretador python que lê e executa o código python ao mesmo tempo que você escreve. Como usá-lo? Apenas digite python3 no terminal ou cmd. A interface dele é assim:
*Python3.6.7 - Versão que usamos do python, o python3 é um sucessor do python2. Nesse curso usaremos apenas o python3 pois o python2 se tornou obsoleto e é apenas usado em projetos antigos. Porém é extremamente necessário aprender o python2 pois muitos projetos e livros (como a maioria que aborda hacking) infelizmente ainda usam ele.
*NOTA!
- Quando falamos em python falamos do interpretador python, que entende e executa o que nós pensamos e digitamos, O interpretador pode ser executado em modo script onde nós salvamos o código em um arquivo .py e depois executamos ele ou em modo interativo onde o interpretador gera um “terminal” onde nós escrevemos instruções por instruções ou apenas blocos de códigos e quando damos ENTER (ou duplo ENTER no caso de um bloco de código) o retorno disso é retornado. Nos nossos exemplos será fácil usar o interpretador com o modo interativo porém em projetos grandes ou scripts precisaremos usar nossa ide(pycharm) com o modo script.
- Toda vez que usarmos o >>> no código quer dizer que estamos utilizando o modo interativo. Como você aprendeu no curso de lógica de programação, um programa é apenas um conjunto de instruções que fazem algo ou modificam algo. No python é a mesma coisa, só que com funções e métodos diferentes (serão explicados mais tarde).
Instrução de atribuição:
Em python podemos atribuir um valor a uma variável da seguinte forma:
[>>> spam = 3]
Exemplificação:
Também podemos sobrescrever o conteúdo de variáveis:
[>>> spam = 15]
Exemplificação:
*NOTA!
- Sempre o nome da variável deve estar à esquerda e o seu valor ou função que retorna algum valor à direita.
Tipos de variáveis (Parte 1):
String: Representada por um texto delimitado por duas aspas simples ou duplas, o uso das simples é convenção.
Exemplo: ‘String Aqui!’ ‘Fire in the Hole!’ ‘123abc!@#’
Exemplo: ‘String Aqui!’ ‘Fire in the Hole!’ ‘123abc!@#’
Atribuição: spam = ‘Olá!’
Inteiro: Pode ser representado por números inteiros, um inteiro nunca deve estar entre aspas.
Exemplo: 69 77 17 42 -69 -77 -17 -42
Atribuição: spam = 17
Float: Pode ser representados por números fracionários, com um ponto separando a parte fracionária, um float sempre deve ter um ponto e nunca deve estar entre aspas.
Exemplo: 6.9 6.7 1.7 4.2 4.0 -6.9 -17.7
Atribuição: spam = 1.7
Imprimindo dados na saída padrão do python:
No python para imprimirmos algo (string, inteiro ou float) na saída padrão usamos a função print, usando parênteses para delimitar a área do que iremos imprimir. Um exemplo imprimindo uma string:
[>>> print(‘Olá eu sou o lucaxxxxx url url eu um focaxx oxx url rul’)]
Um exemplo imprimindo um inteiro:
[>>> print(17)]
Um exemplo imprimindo um float:
[>>> print(1.7)]
Este artigo é de autoria de Cobra Fumante (Thomaz), nosso colaborador :)
>> Próxima aula, clique aqui.
COMENTÁRIOS