Kali Linux persistence mode tutorial. flashdrive!
Este modo permite rodar o sistema diretamente do pendrive sem perder os dados. Existe o modo live usb que permite você rodar o sistema pelo pendrive sem instalar o sistema em um disco rígido, mas ao desligar o sistema ou reiniciar, tudo o que foi feito durante sua sessão no pendrive é apagado... para evitar que isso aconteça você pode utilizar o modo persistente que permite salvar tudo que você fez no sistema durante sua sessão no próprio pendrive, ou seja, o pendrive vira um HD portátil com um sistema pronto para ser usado após dar boot em algum computador.
Muitas pessoas que viram um dos nossos vídeos antigos relataram problema em fazer o método para as versões mais recentes do Kali Linux, relatam que o pendrive não fica persistente depois de realizado os passos corretamente. Por este motivo, testamos com o kali-linux-2019.2-amd64 e depois de uns testes obtivemos sucesso, confira o vídeo abaixo:
Vale notar que foi utilizado ferramentas no Windows para criar o pendrive bootável e particionar ele, mas você pode realizar o procedimento em qualquer distribuição Linux utilizando outras ferramentas, apenas note que o pendrive deve ficar no formato fat32 e a partição que será seu HD deve ficar no formato ext4 e com nome "persistence" (sem aspas), se preferir leia a documentação no site oficial do Kali clicando aqui.
Download das ferramentas no Windows:
- Universal USB Installer, clique aqui.
- MiniTool Partition Wizard, clique aqui.
Comandos:
fdisk -l
mkdir -p /mnt/UUI
mount /dev/sd_alguma_coisa /mnt/UUI
echo "/ union" > /mnt/UUI/persistence.conf
umount /dev/sd_alguma_coisa
mkdir -p /mnt/UUI
mount /dev/sd_alguma_coisa /mnt/UUI
echo "/ union" > /mnt/UUI/persistence.conf
umount /dev/sd_alguma_coisa
Como pode notar, caso tenha visto um tutorial antigo nosso sobre o mesmo tema, em relação ao tutorial antigo... em vez de utilizar:
Utilize:
echo "/ union" > /mnt/UUI/persistence.conf
Sim, somente um sinal de maior.
No vídeo tutorial antigo existe um comentário da nossa equipe fixado usando apenas um sinal de maior, enquanto que no vídeo é demonstrado com dois sinais de maior, ou seja, nossa equipe informou nos comentários mas acabou esquecendo o motivo da atualização... quem assistiu e usou o código do comentário conseguiu fazer persistente, enquanto que quem apenas acompanhou o vídeo, não conseguiu realizar o feito com as versões mais recentes do Kali.
Um fato interessante, é que o arquivo/pasta/icone 'persistence' não aprece na versão mais recente do Kali para depois desaparecer, portanto crie um arquivo na área de trabalho e confira se após reiniciar/desligar ele continua lá.
Vale notar que é necessário que seu pendrive possua no mínimo 8GB, afinal a imagem do Kali pesa cerca de 3GB, e saiba que a velocidade de escrita e leitura do pendrive influencia no desempenho do sistema. Para se ter uma ideia, em nossos testes, um pendrive de 8GB da Sandisk permitiu que o Kali rodasse sem engasgos (lag) enquanto que o pendrive da Multilaser com 16GB deixou o Kali super lento, motivo é simples, um possui velocidade de escrita/leitura superior ao outro mesmo com a diferença grotesca em espaço de armazenamento.
COMENTÁRIOS