Muita gente que assistiu ao documentário da Netflix "The Social Dilemma" pode ter ficado impressionado com a quantidade de dados coletados diariamente por diversas plataformas que fazem parte do seu dia a dia.
Não estamos aqui para julgar o que essas plataformas fazem com seus dados, afinal na maioria das vezes você concordou em ceder certas informações ao marcar que leu os termos de uso dos serviços que utiliza.
Problema é que muita gente não sabe que existem boas alternativas a essas plataformas, mas infelizmente essas alternativas não são populares e a maioria das pessoas não vão querer utilizar uma plataforma que não possui amigos ou influenciadores que gostam.
Sendo assim, uma solução é utilizar ferramentas de acesso a internet que limitam essa coleta intensa de dados. Infelizmente ainda hoje é incomodo utilizar essas ferramentas em dispositivos mobile, uma solução simples seria a utilização de VPN para navegar entre os apps instalados em seu celular, saiba mais sobre VPN's clicando aqui.
Mas caso seja usuário de computador, você pode utilizar o navegador Brave, clique aqui para baixar. Este navegador já vem por padrão com bloqueador de anúncios e ainda suporta navegação pela rede Tor (uma espécie de VPN descentralizada), além é claro de ser possível habilitar opção para receber centavos de reais (tokens BAT) por visualizar anúncios da plataforma. A imagem do início deste artigo ilustra quantos anúncios e rastreadores foram bloqueados, quantidade de banda e tempo economizado, após um membro da nossa equipe passar a adotar o Brave em seu dia a dia.
Não adianta utilizar ferramentas que dão aos usuários o controle de volta sobre suas informações, se você não mudar seus hábitos. Por exemplo, já tornou o duckduckgo.com seu buscador padrão?
Nota: Este artigo não ensina métodos para se adquirir anonimidade online à nível hardcore e possui foco a usuários leigos! Não espere que um leigo vá dar boot em uma distro Linux focada em privacidade para usar em seu dia a dia.
COMENTÁRIOS