Como burlar bloqueio de app e sites
Um dos principais meios de bloqueio utilizado é via DNS, no qual é solicitado as principais operadoras de internet do país a bloquear qualquer requisição aos domínios utilizado pelo aplicativo ou site que querem bloquear. Assim, os usuários dessas operadoras ficam sem acesso. Essa medida é ineficiente uma vez que muitas operadoras menores não seguem ou mesmo não recebem as ordem de bloqueio, além de ser facilmente contornada trocando o endereço do DNS que resolve suas requisições em seu modem, computador ou smartphone.
Então a primeira dica é, nunca utilize DNS padrão da sua operadora, alterar para serviços de DNS que prometem privacidade como o OpenDNS ou Cloudflare é uma boa dica, uma rápida buscar na internet você encontra os endereço deles para você substituir em seus dispositivos , é recomendado que leia a política de privacidade deles.
Caso os endereços IP do site ou app tenham sido bloqueados, a alteração do DNS não adiantará uma vez que resolverá os endereços para IP bloqueados, para contornar é recomendado utilizar uma VPN, rede Tor ou proxy.
- VPN (Virtual Private Network) , rede privada virtual em tradução literal permite você navegar pela internet ocultando seu endereço de IP e criptografando suas requisições online. O uso de uma VPN vai muito além de simplesmente ocultar o endereço de IP que é associado a sua máquina e que muitas vezes é associado ao seu CPF através do contrato assinado entre você e a sua operadora de internet. Note que uma VPN gratuita e sem limite de tráfego não é recomendada uma vez que se você não está pagando pelo serviço, muito provavelmente seus dados estão pagando pelo serviço afinal todos os dados que você transmitir pela internet durante uma conexão por VPN passará pelos servidores dos responsáveis pela VPN que podem interceptar e descriptografar estes dados para interesses próprios, portanto opte por VPN pagas e leia seus termos de uso. Saiba mais aqui.
- Tor é um software livre e de código aberto que proporciona a comunicação anônima e segura ao navegar na Internet e em atividades online, protegendo contra a censura e principalmente a privacidade. O Tor protege a privacidade do usuário, mas não oculta o fato de alguém estar usando o Tor. Alguns sites restringem permissões através do Tor. Por exemplo, a Wikipedia bloqueia tentativas dos usuários do Tor de editar artigos, a menos que uma permissão especial seja solicitada. Experimente Tor usando app Orbot em seu dispositivo.
- Proxy é um intermediário entre seu computador e a internet, não é recomendado caso você não saiba o que está fazendo uma vez que dependendo das configurações e de quem serve o serviço os dados não são criptografados.
Outro tipo de bloqueio comum é quando o estado força o app ou site a bloquear os usuários vindo de determinado país. Este tipo de bloqueio é mais complicado de se reverter dependendo da sua implementação, então o usuário tem que testar VPN, alterar idioma do aparelho, alterar localização do GPS (fakegps) ou mesmo adquirir um número de telefone de outro país para contornar o bloqueio.
Um bloqueio comum e pouco mencionado são as solicitações de remoção dos sites e apps dos serviços de buscas e lojas de aplicativos como Google e Play Store. Contornar esse bloqueio é simples, caso uma VPN não resolva, basta utilizar serviços de buscas diferenciados como DuckDuck Go e lojas de aplicativos alternativas como Aptoide, soluções para loja de apps para sistemas iOS é inviável para usuários sem jailbreak.
Se todas as dicas acima não funcionar, muito provavelmente a internet do seu país foi cortada e uma saída é utilizar a rede Tor buscando as bridges corretas.
Para censura monetária, uma palavra: Bitcoin.
Compartilhe essas informações com seus amigos e esteja preparado para resistir a censuras.
COMENTÁRIOS