Na comunicação síncrona ou bloqueante, o receptor espera até receber a mensagem.
Na comunicação por mensagens pacotes de dados são trocados entre o emissor e o receptor. A unidade de comunicação na troca de mensagens é um pacote de dados. Já na comunicação por fluxo, a unidade de comunicação é 1 byte.
Na comunicação semi-bloqueante, o emissor espera por um prazo "pré-definido" para enviar os dados.
Na comunicação síncrona ou bloqueante, o receptor espera até receber a mensagem. Quando o receptor solicita um dado, ele fica bloqueado (no estado de suspenso) até o momento em que o dado estiver disponível para leitura. Quando o dado se torna disponível, o SO coloca a tarefa no estado de pronta para que ela possa ganhar o processador e realizar a leitura do dado.
Um mecanismo de comunicação semi-bloqueante com prazo (tempo = infinito) equivale a um mecanismo bloqueante. Se a tarefa ficar aguardando por um tempo infinito para poder enviar ou receber dados, então a operação do mecanismo de comunicação será como se fosse um mecanismo bloqueante.
Na comunicação por fluxo, a ordem dos dados enviados pelo emissor é mantida do lado receptor. Na comunicação por fluxo os dados são enfileirados no canal de comunicação.
COMENTÁRIOS