Para "entrar no nostr" você utilizará a sua chave privada. É como se fosse a senha da sua conta.
Nostr é sigla para "Notes and Other Stuff Transmitted by Relays", "Notas e outras coisas transmitidas por relés". Baseado em assinaturas e chaves criptográficas o protocolo é de código aberto e permite criar uma rede social global resistente à censura pois não depende de nenhum servidor central confiável.
Para você começar a usar essa rede social são dois passos simples.
1. Gerar um par de chaves.
2. Autenticar em um aplicativo.
Passo 1:
Existem diversas maneiras de gerar seu par de chaves. A maneira mais simples é gerar online acessando https://nip06.jaonoct.us/ e clicando em "generate random mnemonic" (Fork). Para quem quiser gerar as chaves de forma totalmente segura o recomendado é realizar download do código no repositório do desenvolvedor do site citado, realizar o checksum do download e gerar as chaves em um computador seguro desconectado da internet.
Após gerar as chaves, anote as 12 palavras exibidas em um papel e guarde. Sem essas palavras você não consegue recuperar sua conta. Você tem opção de deixar sua conta mais segura definindo uma décima-terceira palavra conhecida como "passphrase". Guarde a passphrase separada das 12 palavras, assim se alguém encontrar suas 12 palavras, ainda precisa de uma última palavra para comprometer sua conta.
Passo 2:
No passo anterior você gerou um grupo de palavras que permite você obter seu par de chaves públicas e privadas. No site citado, clicando em "bech32 format" você visualizará a sua chave privada (private key) e pública (public key).
Para "entrar no nostr" você utilizará a sua chave privada. É como se fosse a senha da sua conta. Já a chave pública é utilizada como o endereço de identificação para a sua conta no nostr.
De posse da sua chave privada você precisará acessar a um aplicativo que suporta o protocolo nostr para entrar na sua conta. Todos os dias surgem novos clientes para o nostr. Abaixo é citado três clientes recomendados pela comunidade:
Android: Amethyst
Web: iris
iPhone: damus
O procedimento de autenticação na rede nostr é praticamente o mesmo para todos os clientes: fornecer a chave privada e pronto. Portanto esteja ciente que você pode estar comprometendo sua conta ao fornecer sua chave privada a clientes maliciosos, cuidado.
No cliente web iris por exemplo, para realizar login basta clicar na página inicial em "Login via chave privada" e fornecer sua chave privada que começa com "nsec1...".
Para que outros lhe encontre na rede nostr basta compartilhar sua chave pública. Para mais informações sobre utilização do nostr confira em https://nostr.com/ .
COMENTÁRIOS